A utilização de gruas nas edificações foi o tema abordado na reunião de novembro do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon). A necessidade de discutir o assunto surgiu após o acidente com o equipamento em uma obra, em Criciúma, no mês passado. Os esclarecimentos aos empresários foram prestados pelos representantes da Grubras, empresa responsável pela fabricação e comercialização dos aparelhos.

Conforme o diretor da Grubras, António da Costa Vidal, as gruas são consideradas bastante seguras, sendo raros os acidentes. “Acidentes sempre podem acontecer, mas é muito difícil. O índice é quase zero. Nos últimos cinco anos não registramos nenhum sinistro. Para que eles não ocorram, temos trabalhado para aprimorar os equipamentos e, principalmente, a segurança”, enfatiza.

O engenheiro de Segurança do Trabalho do Sindicato, Paulo Vilaça, observa que o fato registrado no município em outubro deste ano alertou os órgãos fiscalizadores e a vizinhança, que realizaram visitas às obras que possuem gruas. “É importante ressaltar que existe uma legislação específica que trata sobre sua utilização. Está tudo sendo seguido conforme dita a lei”, comenta.

De acordo com Vidal, o emprego do equipamento é tendência na construção civil e deve crescer muito nos próximos anos devido aos benefícios apresentados, como diminuição do tempo de construção, redução da mão-de-obra e de custos. “Hoje contamos com oito gruas da Grubras na cidade e uma da concorrência. Criciúma mantém ritmo acelerado na construção e em cinco anos a tendência é que terá mais de 40 gruas em operação. O equipamento é bastante moderno, sendo utilizado em diversos países há anos”, fala Vidal.

Para garantir a segurança, as empresas ministram cursos e capacitações aos operadores de grua.

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

AGENDA

Prestigie os eventos promovidos e apoiados por seu Sindicato e Associação. Confira as datas.

Acesse conteúdos especiais sobre a indústria e a cobertura de eventos promovidos pela FIESC.

Youtube FIESC

Análise de dados, informações e inteligência para dar suporte à competitividade da indústria.

Observatório FIESC

Posiciona o setor industrial e a sociedade catarinense sobre as obras de infraestrutura no Estado.

Monitora FIESC

Mais qualificação ao alcance da indústria, com educação básica, profissional e superior.

Cursos SESI SENAI