SINDUSCON e SA Engenharia realizam evento para engenheiros, arquitetos e construtores, com o objetivo de trazer novas soluções para o setor da construção civil.

O setor da Construção Civil cresce a cada dia, e com este crescimento muitas tecnologias são desenvolvidas para facilitar as obras e trazer novas maneiras de se trabalhar. Porém, alguns temas ainda não são tão conhecidos pelos profissionais. Pensando em trazer novas ideias e capacitações, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense, o SINDUSCON, e a empresa SA Engenharia realizaram o Workshop com o tema: Inovações Tecnológicas: Lajes Protendidas, na ACIC, na última terça-feira, 23.

Conforme o presidente do Sinduscon, Olvacir Bez Fontana, atualmente o mercado exige que as empresas busquem novos conhecimentos. “O momento é de aprender novas tecnologias, novas maneiras de trabalhar, para se ter um maior aproveitamento do custo e da mão de obra. É muito importante aprender coisas novas e se qualificar para continuarmos no mercado. Sabemos que em nosso setor muitas empresas já nascerem, crescerem, e desapareceram, porque não se atualizaram, não compraram conhecimento e nem inovação. Temos que sempre estar inovando”, ressaltou.

Lajes Protendidas

Lajes Protendidas são projetadas com cordoalhas engraxadas, aproximadamente três vezes mais resistentes que o conhecido vergalhão. Esta solução técnica pode produzir obras mais leves, duráveis e com maior conforto, pois pode reduzir pilares e eliminar vigas, proporcionando layouts flexíveis e maiores vagas de garagem.

De acordo com a engenheira da ArcelorMittal, Mery Correa, em Fortaleza em torno de 80% das obras prediais são protendidas. A possibilidade de executar uma laje por semana também agiliza e minimiza os custos da obra.

Lajes Protendidas parece algo novo, mas já existe há bastante tempo. O assunto nasceu por volta de 1870. Grandes obras como a ponte Galeão, a ponte Rio-Niterói utilizaram a tecnologia, que possui inúmeras vantagens, como maior durabilidade, aços de alta resistência, quatro vezes mais resistentes, maior proteção contra corrosão e mais economia.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o sistema de lajes protendidas com apresentações e discussões que trataram desde os conceitos básicos do concreto protendido, materiais utilizados na execução da protensão, estudos de caso e ainda temas como impermeabilização de estruturas e a geração de valor na utilização de materiais de alta performance.

O evento foi promovido pelo Sinduscon e a SA Engenharia, e contou com a presença de palestrantes das empresas: ArcellorMittal, Evehx, Kryton e Thiel Engenharia.