Identificar as competências necessárias aos profissionais da construção civil. Esse foi o objetivo do workshop realizado na tarde desta quarta-feira (12) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Criciúma e que reuniu empresas associadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon Sul).

“Nós estamos realizando uma série de workshops com os setores produtivos para coletar informações sobre as competências que são requeridas dos profissionais. Para que possamos oferecer as soluções, é preciso que tenhamos esses insumos por parte das empresas. Após essa coleta de informações, nós desenvolvemos as soluções e voltamos a nos reunir em aproximadamente dois meses para apresentar o que foi elaborado a partir desse primeiro encontro”, explica a consultora de Educação Corporativa do Senai Criciúma, Simone Geneves.

O workshop realizado nesta quarta-feira teve como foco a educação como um todo, por isso, as competências elencadas abrangeram tanto questões técnicas quanto comportamentais dos profissionais do setor. Atualmente, o Senai Criciúma oferece cursos voltados à construção civil, como o de Aprendizagem Industrial e os de qualificação de mestre de obras, eletricista, pintor e carpinteiro.

“Com esses workshops nós aproveitamos a experiência dos sindicatos das indústrias para trazer para o Senai o que é necessário direcionar na formação dos profissionais, pois não adianta nós oferecermos um curso que não esteja alinhado à realidade do mercado de trabalho”, enfatiza o coordenador de Educação do Senai, Geovanes Barcelos Júnior.